login without signup:



Iniciar sessão: Senha:
Esqueceu-se da senha
Seu carrinho de compras está vazio.
Contacts Information
Nome: Adrovando Claro de Oliveira
Endereço: Natal, Brazil
Data: 02/03/2013
Empresa:
Ferramentas
Portfólio
Fotos: 3255
Visualizado: 63777
Downloads: 0

adrovandoclaro

O FOTÓGRAFO

Adrovando Claro é repórter-fotográfico free-lancer desde 1992, começou colaborando com a Gazeta de Macau(RN), além de trabalhar com bancos de imagens na internet, o que proporcionou fotos publicadas em revistas, jornais e livros de circulação nacional e internacional. Atualmente publica livros de fotografia mostrando seus melhores trabalhos na www.Lulu.com/adrovando. O fotógrafo possui mais de milhares de imagens digitais no seu acervo, principalmente da cidade de Natal(RN) e do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, envolvendo temas como paisagismo, figuras humanas, natureza, fauna e flora, monumentos e arquitetura histórica.
Começou sua carreira produzindo desenhos e histórias em quadrinhos para apostilas de um curso de línguas em Parnamirim(RN), em 1983. No mesmo ano, ingressou no Atelier do NAC(UFRN) e no Atelier Central (SEC/RN), envolvendo-se com desenho e artes plásticas e participando do grupo de desenhistas que produziam a revista em quadrinhos, Maturi (GRUPEHQ). Foi um dos fundadores e participantes das mostras da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Rio Grande do Norte.
Em 1984, foi aprovado no curso de Educação Artística da UFRN, participando de várias exposições de arte, além de torna-se monitor de cursos de histórias em quadrinhos no Núcleo de Arte e Cultura, através das bolsas da Fundação Ford. Se graduou em Desenho em 1991. No período, tomou parte do movimento de arte “Papel & Tela”, formado por desenhistas e pintores com duração de três mostras anuais.
Em 1986, através dos trabalhos publicados na revista Maturi, iniciou um intercâmbio com editoras, surgindo oportunidade de desenhar para diversas publicações do centro-sul. Quadrinhos de humor e principalmente o “boom” dos eróticos(desenhos mais negociados), terror e outros temas, foram comercializados e publicados em revistas com circulação nacional das editoras Maciota(SP), Ninja(SP), Ondas(SP), Nova Sampa(SP), Confronto(SP), New Wave(SP), D-Arte(SP) e Globo(RJ). Em 1990, através de um agente de quadrinhos da Bélgica, publicou quadrinhos eróticos na França e Holanda. Em 1994 e 1995, publicou o mesmo gênero na Eros Comix(EUA). Nesta época, produziu o vídeo “20 anos de Quadrinhos Potiguares” em parceiria com o desenhista e roteirista João Antonio, para exibição exclusiva na I Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro(RJ). No evento, participou da mostra ecologia com a hq “Terrestres” a partir do roteiro de Luiz Aguiar.
A partir de 1991, concluiu o curso de artes na UFRN e entra na área de fotografia, colaborando com o jornal Gazeta de Macau(RN), do qual ajudou a fundar, tornando-se repórter-fotográfico registrado na Fenaj, três anos depois. Criou o jornal de fotografia O Foco com o jornalista Fernando Pereira e o repórter fotográfico Canindé Soares, que circulou impresso de julho de 1992 a janeiro de 1997. Atualmente, é uma edição online na internet. Com a fotografia participou de várias exposições e articulou a oficina de fotografia do Sesc/RN em 1994, que se transformou em cursos periódicos ate 2005. Em 1999, recebeu uma menção honrosa no II Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba(SP), Primeiro Lugar no concurso “Um olhar sobre a gente de Natal”(fotos publicadas) em comemoração aos 400 anos de Natal(RN) e o Terceiro Lugar no II Prêmio Euzébio Rocha do Sindpetro/RN. Em 2000, participou do projeto “Redescobrindo o Brasil” da Ong TerrAmar, produzindo fotos em Salvador(BA), Recife(PE), Olinda(PE), Baía da Traição(PB) e Natal(RN) para o livro de mesmo título, em comemoração aos 500 anos do Brasil, incluindo uma mostra fotográfica. Em 2002, realizou as fotos do livro “Um olhar sobre o CEDUC”, e as revistas potiguares da Rede Andi (A Criança e o adolescente na mídia potiguar-2002; Jovens na construção do futuro, no presente-2003; A criança e o adolescente na mídia potiguar –2004) organizadas pela Terramar. Produziu e dirigiu alguns vídeos independentes com os temas: “O artesão da luz” e “Paparazzo”(fotografia); “25 anos do Grupo e Pesquisa e História em Quadrinhos” e “Gibiteca potiguar”(quadrinhos); “Corrida de jegue” e “Redescobrindo o Brasil”(cultura).
Também representa a Associação dos Cartunistas do Brasil (secção RN), foi jurado do Salão de Humor de Natal(1999). Faz consultoria fotográfica dos sites Aphoto ( www.aphoto.art.br ) e “O Foco”(http://ofoco.tripod.com ). Possui os bancos de imagens: www.prismastockphot.com e arquivofoto.com.br

Contato: Adrovando Claro
Caixa postal 2708
Natal - RN - 59025-971 - Brasil
E-mail: fotojorn@gmail.com - adrovando@hotmail.com